Secretarias

30 de April | 16:00

Municípios goianos aderem à Greve Nacional em Goiás

Na última semana, durante a Greve Nacional, trabalhadores da educação em todo o Estado de Goiás paralisaram suas atividades em defesa de uma educação pública de qualidade. Durante os três dias de manifestação, professores e servidores administrativos ligados às regionais sindicais do Sintego participaram de atividades para cobrar o pagamento do piso, o respeito à carreira, 10% do PIB e 100% dos royalties do petróleo para investimentos no setor. “A categoria participou ativamente da luta pela valorização da carreira e melhoria da qualidade da Educação pública em Goiás. Esse é o caminho, pois juntos, somos mais fortes”, afirmou a presidenta do Sintego, Iêda Leal. 

Acompanhe as atividades em alguns municípios e sua bandeira de luta:

Aparecida de Goiânia:
Os trabalhadores da educação de Aparecida de Goiânia e demais municípios que compõem a Regional Sindical marcaram presença em todas as vigílias realizadas pelo Sintego na Assembleia Legislativa de Goiás, durante a tramitação do projeto de lei que reajusta o piso salarial dos professores da rede estadual de ensino. Os profissionais desta regional também estiveram em Brasília, na quarta-feira (24), onde realizaram atividades no Congresso Nacional. Na quinta-feira, estiveram presentes na votação do projeto de lei do reajuste na Assembleia Legislativa (Goiânia). 




Trindade: 
Os professores da rede municipal participaram de várias manifestações pela cidade, dos três dias da Greve Nacional, ocorridos nos últimos dias 23, 24 e 25, em todo o país. A categoria cobra o cumprimento da pauta de reivindicações que inclui o pagamento do Piso salarial, reformulação do Plano de Carreira dos professores e implantação do Plano para os servidores administrativos, eleição direta para diretores das escolas, construção de CMEI´s, concurso público, entre outros pontos.


Jataí:
Os trabalhadores da educação de Jataí fizeram uma grande passeata pelas ruas centrais do município até a Câmara Municipal no último dia 25. A categoria cobra os planos de carreira dos professores e dos servidores administrativos, assistência social, respeito à carga horária dos CMEI´s e CEI´s, diferença do piso salarial do mês de janeiro e pela promoção do programa Profuncionário no município. 


Novo Planalto:
Professores de Novo Planalto fizeram protesto na porta de prefeitura e da Câmara Municipal reivindicando o pagamento do Piso salarial no município.



Itumbiara
Os trabalhadores da educação de Itumbiara e Cachoeira Dourada fizeram manifestações pela implantação do Plano de Carreira dos servidores administrativos e por melhores condições de trabalho. Também foi reivindicação da categoria: aplicação dos 10% do PIB e destinação de 100% dos royalties do petróleo para a Educação. No dia 25, houve uma palestra sobre Previdência, para sanar dúvidas da categoria sobre o tema. 

Luziânia: 
A diretoria do Sintego teve uma audiência no dia 25, com a Secretaria de Educação do Município de Luziânia, para discutirem a Revisão do Estatuto do Magistério; Piso Salarial; Gestão Democrática nas unidades escolares do município e a Data-base da categoria. Na sexta-feira, 26, houve uma Assembleia Geral dos trabalhadores da educação do município para deliberar sobre as propostas apresentadas. 



Rio Verde:
Trabalhadores da Educação ligados à Regional Sindical de Rio Verde estiveram presentes nas vigílias na Assembleia Legislativa, durante a tramitação do projeto de reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual de ensino. 

Imprimir